O Maghreb é Berbère, Árabe mas também e sobretudo Africano.
Entre os diversos géneros musicais presentes neste CD, encontram-se melodias fabulosas de origem Negra que pertencem à música dos Gnawas. Deles diz-se que são "Africanos pela seiva e Magrebinos pelo enxerto", sendo escravos essencialmente originários do Senegal, Sudão e Ghana. O seu patrono é Sidi Bilal, o primeiro escravo libertado pelo Profeta Mahomet e tornou-se o primeiro "muezzin" (aquele que chama à oração) do Islão. Os Gnawas mestiçaram-se com a população local e constituiram-se em confrarias para criar um novo culto com influências africanas e arabe-berbères. Estas confrarias auticulam-se à volta dos mestres músicos (os Mâallems) dos interpretes dos instrumentos ("qraqech" – um género de castanholas e "gambri"), dos e das videntes ("chouaafa") e dos outros participantes. Praticam um rito sincrético de nome "Lila" em Marrocos (uma noite), e ‘’Diwan’’ na Argélia, durante o qual os participantes se dedicam à prática das danças de possessão e ao transe.
0 1 2 3 4 - post by: rima - @
Entre os diversos géneros musicais presentes neste CD, encontram-se melodias fabulosas de origem Negra que pertencem à música dos Gnawas. Deles diz-se que são "Africanos pela seiva e Magrebinos pelo enxerto", sendo escravos essencialmente originários do Senegal, Sudão e Ghana. O seu patrono é Sidi Bilal, o primeiro escravo libertado pelo Profeta Mahomet e tornou-se o primeiro "muezzin" (aquele que chama à oração) do Islão. Os Gnawas mestiçaram-se com a população local e constituiram-se em confrarias para criar um novo culto com influências africanas e arabe-berbères. Estas confrarias auticulam-se à volta dos mestres músicos (os Mâallems) dos interpretes dos instrumentos ("qraqech" – um género de castanholas e "gambri"), dos e das videntes ("chouaafa") e dos outros participantes. Praticam um rito sincrético de nome "Lila" em Marrocos (uma noite), e ‘’Diwan’’ na Argélia, durante o qual os participantes se dedicam à prática das danças de possessão e ao transe.
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