Em 822, um extraordinário musico oriental chamado Ziryab, vindo de Baghadad, instalou-se na côrte de Córdova.
O “Melro Negro”, foi o pai de várias inovações artísticas tais como a fundação do primeiro conservatório Europeu público, a adição da 5º corda do alaúde, a concepção das técnicas poéticas e vocais que irão dar origem ao Flamenco e também a criação do sistema de “noubas” (suite de peças vocais e instrumentais organizadas em 9 movimentos), base da música Andaluz. Remetida às margens do Mediterrâneo após a queda de Granada em 1492, a música Arabe-Andaluz, refugiou-se nas grandes cidades do Maghreb: Fêz, Tlemcen, Argel, Constantina, Tunis... Na Argélia, esta música é representada por três escolas: A de Tlemcen (ghernati) que se reivindica de Granada, a de Argel (çanâa) de tradição da Córdova e a de Malouf de Constantina que se reporta a Sevilha.
0 1 2 - post by: rima - @
O “Melro Negro”, foi o pai de várias inovações artísticas tais como a fundação do primeiro conservatório Europeu público, a adição da 5º corda do alaúde, a concepção das técnicas poéticas e vocais que irão dar origem ao Flamenco e também a criação do sistema de “noubas” (suite de peças vocais e instrumentais organizadas em 9 movimentos), base da música Andaluz. Remetida às margens do Mediterrâneo após a queda de Granada em 1492, a música Arabe-Andaluz, refugiou-se nas grandes cidades do Maghreb: Fêz, Tlemcen, Argel, Constantina, Tunis... Na Argélia, esta música é representada por três escolas: A de Tlemcen (ghernati) que se reivindica de Granada, a de Argel (çanâa) de tradição da Córdova e a de Malouf de Constantina que se reporta a Sevilha.
0 1 2 - post by: rima - @
No comments:
Post a Comment
Note: only a member of this blog may post a comment.